quarta-feira, 27 de abril de 2011

Ilhas de calor

Ilhas de calor é o nom e que se dá a um fenômeno climático que ocorre principalmente nas cidades com elevado grau de urbanização. Nestas cidades, a temperatura média costuma ser mais elevada do que nas regiões rurais próximas.
Podemos usar alguns exmplos:a cidade de São Paulo que é considerada uma ilha de calor.
São Paulo tem como consideraçao como ilhas de calor pois  tem grande concentração de asfalto (ruas, avenidas) e concreto (prédios, casas e outras construções), ela concentra mais calor, fazendo com que a temperatura fique acima da média dos municípios da região. A umidade relativa do ar também fica baixa nestas áreas.
Outros fatores que favorecem o aquecimento da temperatura em São Paulo são: poucas quantidade de verde(árvores e plantas)e muita poluiçao atmosferica, que faz com que favoreça a sua temperatura.
As ilhas de calor sao muito negativa para o meio ambiente pois favorecem a intensificação do fenômeno do aquecimento global.
 

Medidas para evitar a formação das ilhas de calor urbanas:
- Plantio de árvores em grande quantidade nas grandes cidades. Criação de parques e preservação de áreas verdes.
- Medidas para diminuir a poluição do ar: diminuição e controle da emissão de gases poluentes pelos veículos e controle de poluentes emitidos por indústrias.
Exemplos de cidades que são ilhas de calor:
- São Paulo (Brasil)
- Rio de Janeiro (Brasil)
- Nova Iorque (Estados Unidos da América)
- Cidade do México (México)
- Pequim (China)
- Nova Deli (Índia) 


Rosana fabiana 2ªA

Um comentário: